ESTAÇÃO FERROVIÁRIA AFONSO MOREIRA (ANTIGA SERRINHA)
Pesquisa de Ralph Mennucci Giesbrecht - www.estacoesferroviarias.com.br

E. F. Paraná (1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1977)

PR - 0282
Linha Curitiba-Ponta Grossa - km 181,646 (1935)
Ramal extinto

Inauguração: 18/11/1891
Uso atual: em pé / preservada em propriedade particular
Data de abertura do prédio: 1946-Afonso Moreira (preservada) e 1891-Serrinha (demolida)

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Serrinha foi inaugurada por volta de 1891. A sua função
primordial era a de ser estação colocada no ponto de bifurcação entre os ramais de Rio Negro,
que seguia para o sul, e a linha que seguia de Curitiba para Ponta Grossa. Em 1914, com a
modificação de traçado entre Serrinha e Palmeira, modificação esta que eliminou o antigo ramal
de Porto Amazonas, a linha passou a cruzar duas vezes o rio Iguaçu: para o sul, onde logo após
a travessia foi criada a estação de Nova Capivari - e para o norte de novo, para atingir a
estação de Caiacanga e depois Porto Amazonas, agora incorporada à linha principal. Mais tarde,
em 1934, foi inaugurada a variante de Capivari, que retificou os primeiros dezoito quilômetros
do ramal do Rio Negro e fez com que esta linha não saísse mais de Serrinha, mas sim de
Engenheiro Bley, que seria agora o novo nome da estação de Capivari, como já visto, ao sul do
rio Iguaçu. Serrinha passa a ser, a partir deste ano, apenas uma estação de passagem.


ACIMA: Antigo mapa ferroviário mostrando em amarelo o extinto ramal noroeste, saindo da Estação Serrinha e
seguindo sentido Ponta Grossa. Em marrom, o novo traçado que eliminou o anterior e transferia o entroncamento
para a Estação Engenheiro Bley.

Em 1945 uma nova estação ainda estava em construção. A história é confusa e cheia de
incertezas, pois há divergências de datas na própria literatura oficial da RVPSC. Em 1946,
segundo o relatório da RVPSC para esse ano, a estação de Afonso Moreira substituiu a velha
estação de Serrinha. A verdade é que os guias não mostram mais Serrinha e mostram Afonso
Moreira a partir dessa época, sendo esta última apresentando um prédio novo, de alvenaria.
O jornal Diário do Paraná, de 19/12/1946, anuncia a inauguração da "nova estação" de Afonso
Moreira em 17 de dezembro desse ano, recém-construída no quilômetro 177 da linha. Não cita
a estação de Serrinha. Por sua vez, o prédio antigo de Serrinha foi demolido. Em 1977, com
a desativação da linha original do ramal, a estação de Afonso Moreira foi desativada em
definitivo e ficou fora da linha.
(Fontes: Arthur Wischral; Flavio Cavalcanti; Luiz Fernando Duboc; Daniel Gentili; Alexandre Fressatto;
RVPSC: Relatórios anuais; Diário do Paraná, 1946; IBGE)


"Envio uma foto que fiz no mês passado da parada Afonso Moreira. Esta foi recentemente reformada e está em
muito bom estado. A foto que te envio é, na verdade, uma montagem de duas fotos panorâmicas e mostra o
cruzamento da linha férrea atual da ALL (à direita e em traçado reto cortando o morro) com o antigo leito da ferrovia
antiga e desativada, o qual circulava por trás do morro cortado (à direita), passava pela parada Afonso Moreira e
seguia em curva pelo pé do morro onde me encontro tirando a foto, seguindo para a Serrinha. A cidade de Balsa
Nova pode ser vista ao fundo, no canto superior direito da foto, onde também pode ser vista uma beiradinha do
rio Iguaçu." (Luiz Fernando Duboc, Curitiba, PR, 04/2004)

HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto
em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de
Serrinha, na margem direita do rio Iguaçu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o
sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas
modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação
de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969,
uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a
variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal
original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.

Texto de Ralph Mennucci Giesbrecht
Publicado originalmente em: www.estacoesferroviarias.com.br
Versão atualizada de: 31/01/2016


Em Busca da Estação Serrinha (1891/2016)
O pessoal dos Encantos de Balsa Nova colocou o pé na trilha e partiu em busca da
localização exata da antiga estação Serrinha. Uma aventura que rendeu lindas
fotos e descobertas incríveis!
Clique na imagem para acessar


Copyright 2014
Todos os direitos reservados a "Os Encantos de Balsa Nova" ®
- Desde 2005 -